a

Follow Us:

[qodef_icon icon_pack=”font_elegant” fe_icon=”social_facebook” size=”qodef-icon-medium” type=”qodef-circle” target=”_blank” custom_size=”15″ hover_icon_color=”#000000″ link=”http://www.facebook.com” margin=”-50px 2px 0px 0px” shape_size=”22″ hover_background_color=”#777777″ background_color=”#ffffff” icon_color=”#000000″][qodef_icon icon_pack=”font_elegant” fe_icon=”social_twitter” size=”qodef-icon-medium” type=”qodef-circle” target=”_blank” custom_size=”15″ hover_icon_color=”#000000″ link=”http://twitter.com” margin=”-50px 2px 0px 0px” shape_size=”22″ icon_color=”#000000″ background_color=”#ffffff” hover_background_color=”#777777″][qodef_icon icon_pack=”font_elegant” fe_icon=”social_vimeo” size=”qodef-icon-medium” type=”qodef-circle” target=”_blank” custom_size=”15″ hover_icon_color=”#000000″ link=”http://www.vimeo.com” margin=”-50px 2px 0px 0px” shape_size=”22″ icon_color=”#000000″ background_color=”#ffffff” hover_background_color=”#777777″][qodef_icon icon_pack=”font_elegant” fe_icon=”social_blogger” type=”qodef-circle” target=”_blank” custom_size=”15″ hover_icon_color=”#000000″ link=”http://www.blogger.com” margin=”-50px 0px 0px 0px” shape_size=”22″ icon_color=”#000000″ background_color=”#ffffff” hover_background_color=”#777777″]

Back To Top

QUANDO É FÁCIL COMEÇAR UMA OBRA

COMEÇAR UMA OBRA

QUANDO É FÁCIL COMEÇAR UMA OBRA

COMEÇAR UMA OBRA

Começar uma obra

JÁ PENSOU EM COMEÇAR UMA OBRA?

E agora! O que fazer primeiro? Obras demandam materiais e mão de obra! Então. Para começar uma obra você precisa adquirir materiais e contratar pessoal especializado.

A imagem do canteiro de obras na introdução do nosso artigo caracteriza, muito bem o início de uma obra.

Podemos observar os materiais sendo descarregados, estocados e os trabalhadores dando forma ao objeto. Mas todo esse conjunto está sincronizado.

Mas, e se faltar material! E se faltar mão de obra!

SAIBA COMO SINCRONIZAR O PROCESSO

Partindo da ideia que sua obra vai iniciar sobre um lote vazio, nivelado e com acesso para materiais e trabalhadores. Este é o cenário ideal. Acreditamos que você tem, em mãos, um conjunto de documentos que darão as diretrizes para a materialização da sua ideia. O mínimo necessário para você começar a sincronizar o processo de construção é o seguinte:

  • Projeto (Arquitetônico e Complementares)
  • Memoriais Descritivos dos Projetos
  • Orçamento Detalhado da Obra

Talvez alguém lhe diga que pode começar a obra sem projetos, mas com certeza, existirá antes de qualquer “coisa”, um projeto mental, e não será possível compartilhar o projeto com todos. Ou você tente começar a obra sem o Memorial Descritivo, então, todas as informações que estariam no Memorial, devem estar nos Projetos, que polui sobremaneira os desenhos. E ainda, se você, não está preocupado com o planejamento, não terá o interesse de dispor de um Orçamento.

PLANEJAMENTO PARA COMEÇAR UMA OBRA

Sabemos que o Orçamento Detalhado de Obras ainda é negligenciado nas pequenas obras. Mas é indispensável nas grandes obras. Mas por incrível que pareça, o número de SERVIÇOS executados numa pequena obra é semelhante ao número de SERVIÇOS executados nas grandes obras. A diferença entre os tipos de obras está na quantidade demandada em cada serviço. Ou seja, enquanto se executa 150m² de paredes, em média, numa residência comum, executa-se 5.000m² de paredes numa grande obra. Sendo assim, uma equipe de profissionais consegue executar 150m² em até duas semanas, porém, numa pequena obra não é possível aumentar o número de equipes em virtude dos “gargalos” ou SERVIÇOS pré-requisitos, e que podemos definir como sendo as frentes de trabalho.

Os dois tamanhos de obras demandam PLANEJAMENTO. Que exige alguma experiência dos profissionais. As grandes obras, em geral, possuem várias frentes de trabalho e o planejamento vai ser modelado em função dos desembolsos mensais da obra.

ROTINAS DIÁRIAS DA OBRA

É o que chamamos de SERVIÇOS. Nada disso interessa ao cliente que deseja ver a obra concluída. Mas, em geral, no Brasil, os processos construtivos são rudimentares e isto faz com que a execução dos serviços se arrastem por dias seguidos, chegando a semanas, meses e anos.

Já comentamos no início deste artigo que acreditamos que você está apto para começar a obra num lote vazio, nivelado. Você é um felizardo, terá de se preocupar só com a implantação da obra sobre o terreno. Via de regra, você vai precisar marcar sobre o terreno natural, os níveis e os pontos de carga, para iniciar a fundação da obra.

Desta forma, você vai começar o primeiro SERVIÇO  da sua obra: MARCAÇÃO OU GABARITO DA OBRA. Dissemos que é o primeiro SERVIÇO porque é o primeiro gargalo, ou seja, sem GABARITO DA OBRA, não será possível iniciar outros serviços. Não estamos dizendo que é o primeiro dia de obra, sabemos que você já realizou uma série de outros SERVIÇOS INDIRETOS. Mas no dia seguinte, ou você vai concluir o GABARITO ou iniciar as FUNDAÇÕES. Isto vai depender das características de cada um destes SERVIÇOS.

COMO VAI PLANEJAR OS SERVIÇOS

Vamos desconsiderar a criação da LISTA COMPLETA DE SERVIÇOS porque esta lista é parte do ORÇAMENTO DETALHADO DA OBRA, e conforme falamos no início deste artigo, é o mínimo que você deve dispor para começar a obra.

O ORÇAMENTO DETALHADO DA OBRA é o único documento técnico que dispõe de uma LISTA COMPLETA DE SERVIÇOS.

Voltando ao primeiro SERVIÇO DIRETO da obra: MARCAÇÃO OU GABARITO DA OBRA.

Você precisa sincronizar este SERVIÇO no TEMPO DA OBRA. Considerando que você descartou os SERVIÇOS INDIRETOS INICIAIS, este é o DIA 1  da sua obra: INÍCIO DA  MARCAÇÃO OU GABARITO DA OBRA.

DURAÇÃO: 3 dias úteis de 8hs (DIA 1; DIA 2; DIA 3).

MATERIAIS: Pontaletes para sustentação das guias de nivelamento;

Guias de madeira para fixação de pontos e nivelamento

Pregos

Arame

Linha de Nylon

MÃO DE OBRA: Engenheiro ou Arquiteto

Técnico ou Mestre de Obras

Profissional Carpinteiro

Ajudante

FERRAMENTAS: Serra

Serrote

Pás

Picareta

Martelos

Carros de Mão

DEFINIR OS MARCOS DA OBRA

Atribuímos, no SERVIÇO acima um tempo de 3 dias, apenas como exemplo, mas você deverá definir com boa precisão todos as datas de início e fim de cada SERVIÇO.

No caso do nosso exemplo, o SERVIÇO DE MARCAÇÃO OU GABARITO DA OBRA, chamamos de primeiro SERVIÇO.  Na verdade, primeiro o único no DIA 1. Porém, ao longo da obra, alguns serviços poderão ter início simultâneo. Em outros casos podemos ter uma interrupção em algum serviço e dois ou mais inícios.

Mas, o certo é que no dia definido de cada início a obra esteja abastecida com todos os materiais, mão de obra e ferramentas.

CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO

Esta PLANEJAMENTO, em geral, é apresentado num formulário chamado CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO e na verdade, você nem precisa se preocupar com essa parte. Por isso falamos no início deste artigo que o mínimo para começar uma obra você precisa de Projetos, Memoriais e Orçamento, porque sabemos que você vai precisar ainda, do referido CRONOGRAMA  e da LISTA DE COMPRAS DE MATERIAIS.

O CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO é um relatório que associa os SERVIÇOS com os seus TEMPOS DE EXECUÇÃO com os valores estimados no período. Os valores financeiros apresentados são absolutos para a quantidade de SERVIÇO executado em cada período.

No entanto, é preciso estar atento para o momento do desembolso real. Ou seja, no DIA 1, será desejável que você tenha todos o MATERIAL disponível, para início do SERVIÇO na primeira hora do dia. Desta forma, você deverá abastecer a obra no dia anterior, sob o risco de não iniciar na primeira hora. Da mesma forma, é possível que você faça uma compra de todo o MATERIAL para pagamento postergado e que você tenha o pagamento dos trabalhadores no final do mês ou da semana.

Sendo assim, o CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO faz parte de um Relatório de Gestão que vai lhe ajudar na programação dos seus gastos. E que nada impede que a partir do Cronograma da Obra você faça um cronograma específico para cada desembolso.

CONCLUSÃO

Procuramos neste artigo trazer algumas informações para um início de obras sem traumas. Em geral, este tema é bastante conhecido pelos gestores das grandes obras. Mas é esquecido ou negligenciado nas pequenas obras. Imagine começar uma obra com 4 profissionais que recebem por permanência no canteiro de obras e você tem todo o material disponível, mas não recebeu as pás e nem as picaretas. Seu pessoal ficará sem produzir. Ou se contratou uma equipe, exclusiva para montar o GABARITO DA OBRA, e não recebeu os Pregos, sua equipe vai se retirar do Canteiro de Obras.

Esteja bem preparado para começar uma obra e todos os dias seguintes.

Leia mais artigos antes de começar:

PARA QUE SERVE UM ORÇAMENTO DE OBRAS