a

Follow Us:

[qodef_icon icon_pack=”font_elegant” fe_icon=”social_facebook” size=”qodef-icon-medium” type=”qodef-circle” target=”_blank” custom_size=”15″ hover_icon_color=”#000000″ link=”http://www.facebook.com” margin=”-50px 2px 0px 0px” shape_size=”22″ hover_background_color=”#777777″ background_color=”#ffffff” icon_color=”#000000″][qodef_icon icon_pack=”font_elegant” fe_icon=”social_twitter” size=”qodef-icon-medium” type=”qodef-circle” target=”_blank” custom_size=”15″ hover_icon_color=”#000000″ link=”http://twitter.com” margin=”-50px 2px 0px 0px” shape_size=”22″ icon_color=”#000000″ background_color=”#ffffff” hover_background_color=”#777777″][qodef_icon icon_pack=”font_elegant” fe_icon=”social_vimeo” size=”qodef-icon-medium” type=”qodef-circle” target=”_blank” custom_size=”15″ hover_icon_color=”#000000″ link=”http://www.vimeo.com” margin=”-50px 2px 0px 0px” shape_size=”22″ icon_color=”#000000″ background_color=”#ffffff” hover_background_color=”#777777″][qodef_icon icon_pack=”font_elegant” fe_icon=”social_blogger” type=”qodef-circle” target=”_blank” custom_size=”15″ hover_icon_color=”#000000″ link=”http://www.blogger.com” margin=”-50px 0px 0px 0px” shape_size=”22″ icon_color=”#000000″ background_color=”#ffffff” hover_background_color=”#777777″]

Back To Top

PARA QUE SERVE UM ORÇAMENTO DE OBRAS

ORÇAMENTO DE OBRAS

PARA QUE SERVE UM ORÇAMENTO DE OBRAS

 

Você sabia que o Orçamento de Obras pode reduzir as despesas da obra?

A ferramenta foi planejada pensando em prever todas as despesas das obras. Com isso, veio de carona, o poder de barganha. Quem sabe quanto pode gastar tende a economizar.

E sabia que o “Orçamento de Obras” é a única maneira de fazer um Planejamento Físico e Financeiro das obras?

A ferramenta contém dados de quantidades dos serviços associados ao custo financeiro de cada serviço. Desta forma, ao planejar uma atividade da obra/serviço, automaticamente, você está visualizando os momentos de aplicação dos valores da obra.

Se você trabalha, frequentemente, com execução de obras ou compras de materiais para a construção civil, certamente, está acostumado com esta expressão, “Orçamento de Obras”.

Mas se você pretende construir uma casa ou uma obra pequena pela primeira vez, ou deseja acompanhar a construção do seu apartamento, loja, ou reforma, pode precisar de uma ajuda.

E é para isso que serve o “Orçamento de Obras” para ajudar a todos os personagens que de uma forma ou de outra se relacionam com execução de obras ou compras de materiais de construção. Na verdade, é uma ferramenta de gestão.

O que é um orçamento de obras

Orçamento de Obras” é uma ferramenta de gestão nos diversos níveis de tomadas de decisão de investimento numa obra. Desde o topo da hierarquia até a base.

Embora se diga que orçamento é: avaliação ou cálculo aproximado do custo de (obra, empreendimento, serviço etc.); estimativa, cômputo” (segundo dicionário Oxford Languages”.). Orçamento de Obras, de fato, é uma Ferramenta de Gestão de Obras.

https://www.custoexpresso.com.br/wp-content/uploads/2021/02/CXP_Planilha_Basica_Site.xlsx

 

Formatos de orçamentos de obras

 

Os “Orçamentos de Obras” se apresentam em diversos formatos:

 

Estimativa de Custos ou Orçamento Expedito

Podemos dizer que são aqueles resultados que demonstram apenas o preço final da obra e que são muito utilizados para tomadas de decisão na hora de investir em obras.

Geralmente eles são cálculos rápidos que demandam muito da experiência do orçamentista, tem uma boa precisão e são muito úteis devido a velocidade da resposta. Não demandam de projetos executivos ou complementares, são calculados a partir de informações básicas como: área total construída; número de pavimentos; número de vagas de estacionamento; número de leitos hospitalares; número de acomodações hoteleiras, etc.

Com base na experiência do orçamentista, estas informações são comparadas com dados de natureza semelhante, conhecidos. São feitos, a partir, disto, os ajustes necessários para estabelecer o valor provável de outro empreendimento.

 

Orçamento Preliminar

São orçamentos baseados em informações mais detalhadas do projeto básico, que possibilita o levantamento de alguns quantitativos “chave” que definem com um ótimo grau de precisão uma parcela bastante significativa da obra, algo em torno de 50% a 60% do quantitativo financeiro total de serviços da obra.

Estes orçamentos em geral demandam de um tempo maior para a montagem da apresentação e eles tem como objetivo ajudar nas decisões de escolhas de processos, acabamentos etc., e, consequentemente na orientação para o Projeto Executivo.

 

Orçamento Analítico ou Detalhado

O Orçamento Analítico ou Detalhado, como o próprio nome já define, são os orçamentos completos, com todas as informações detalhadas das obras detalhadas em planilha orçamentaria. Com a descrição dos serviços, as unidades de medidas adotadas no processo, as quantidades necessárias de cada serviço e respectivos preços unitários. Apresentados em materiais/equipamentos e mão de obra e os resultados de totais.

Em virtude da quantidade e qualidade das informações apresentadas neste tipo de orçamento, é natural que eles necessitem de informações resultantes de Projetos Executivos completos.

Este tipo de orçamento é utilizado desde o topo da hierarquia nas tomadas de decisões até as chefias de base envolvidas nas obras.

Por isso dizemos que “Orçamentos de Obras” são ferramentas de gestão de obras. Um Orçamento Detalhado, ajuda na hora de planejar a execução da obra. Ele contém as informações pertinentes aos serviços diretos e indiretos das obras. Apresenta o tempo de execução das obras, passo primordial no desenvolvimento do planejamento diário/semanal e mensal das obras. Apoia o setor de abastecimento, quanto às quantidades e momentos de abastecimento. E sendo que, os serviços indiretos impactam diretamente nos serviços diretos de uma obra, é possível, com o orçamento detalhado, conhecer, antecipadamente, os pré-requisitos para o licenciamento e instalação da obra. Bem como definir as equipes administrativas necessárias no canteiro de obras. No momento da decisão de contratar ou adquirir equipamentos ou dimensionar e contratar equipes de trabalho, o orçamento de obras fornece as informações necessárias.

 

Orçamento Sintético ou Resumido

São planilhas extraídas dos orçamentos analíticos e que tem por objetivo apresentar um resumo consolidado do orçamento.

Estes formatos apresentam o somatório dos “Macro Itens” do orçamento e ajudam na análise superficial da qualidade do próprio orçamento. Os orçamentos de obras em geral são preparados com uma estrutura muito parecidas entre si, em função do tipo de obra, e os agrupamentos desta estrutura apresentam uma semelhança muito grande entre si, o que facilita a verificação do resumo do orçamento.

E temos outros formatos de orçamentos que apresentam o máximo possível de informações referentes as obras a que se destinam o orçamento.

 

Orçamento em pequenas e grandes obras

O “Orçamento de Obras” é uma ferramenta muito utilizada pelas grandes construtoras. E se as grandes construtoras utilizam esta ferramenta, porque não utilizar nas pequenas obras?

Um dos paradigmas para isso é o preço do serviço, no caso de uma grande obra, o percentual da participação preço do orçamento é a metade, em média, da participação do preço do orçamento de uma pequena obra.

As empresas que trabalham com grandes obras já não admitem o início das obras sem um planejamento consolidado e, o custo do orçamento, já é parte dos serviços técnicos considerado pelas empresas, da mesma maneira que o custo dos projetos.

Enquanto isso, as pequenas obras, na sua grande maioria, não utilizam esta ferramenta tão importante. Compreendemos algumas razões para isso:

  • Normalmente as pequenas obras são executadas por pequenos construtores com limitações no tocante à “documentação técnica da obra”;
  • Em geral, os atores envolvidos nas pequenas obras não estão habituados ou não conhecem os benefícios de um orçamento de obras;
  • As decisões são tomadas diretamente pelo proprietário da obra, influenciadas pelo construtor;
  • Algumas vezes possuem um orçamento preliminar ou uma estimativa de custos, que por sua simplicidade tem um custo mínimo ou zero;
  • O custo elevado do serviço técnico em relação ao custo total das pequenas obras.

 

Quanto custa um Orçamento de Obra?

Se tivéssemos um único valor para realizar o orçamento de obra, seria mais fácil, não é?

Na verdade, conseguimos desenvolver um processo automatizado para o serviço de orçamentos de obras de casas residenciais que possibilitou um preço único para este tipo de obra, seja a área que for, e seja a cidade que for, entregamos o orçamento completo da obra pelo mesmo preço.

Mas acontece que não é possível determinar o preço de um serviço técnico. O valor hora do profissional orçamentista é equivalente ao valor de um profissional de engenharia de nível pleno.

O preço do serviço de orçamento está ligado à quantidade de horas gastas pelo profissional. No caso do orçamento automatizado, semelhante ao serviço entregue pela Custo Expresso, tem um custo na data de hoje, 20/10/2021, é R$ 199,00, para obras de casas entre 50m² (cinquenta metros quadrados) até 400m² (quatrocentos metros quadrados).

Mas como seria o tempo de execução do mesmo serviço na forma tradicional? Provavelmente o profissional gastaria mais horas para preparar um orçamento da casa de 400m² do que a casa de 50m².

Então é proporcional ao tamanho do Projeto?

Não, nenhum profissional consumiria oito vezes mais de horas de trabalho entre a menor e a maior, ou oito vezes menos entre a maior e a menor. Na verdade, quanto maior a obra, menor é a demanda de horas, por metro quadrado. Mas não tem uma regra fixa, tem muitas variáveis e a mais significativa é a experiência dos profissionais.

 

Fatores que impactam diretamente no preço do serviço de orçamento de obra

O principal fator é a experiência dos profissionais orçamentistas. Quanto maior a habilidade menor é o tempo gasto, porém, maior é o preço da hora do profissional.

Outro fator é a disponibilidade de informações presentes nos projetos, quanto maior o número de informações, menor é o tempo gasto em conferências, pesquisas e consultas.

Existem três entradas de dados bem específicas na rotina de “Orçamento de Obras”: Serviços, Quantidades e Preços.

  • Os serviços têm pouco impacto na demanda de horas gastas. Em geral, se repetem bastante, em todas as obras, e a experiência do profissional organiza estes serviços de forma bem ágil.
  • As quantidades têm um impacto significativo e consomem o maior espaço de tempo dentro da jornada do orçamentista, e a experiência é fundamental. São diferentes em todas as obras por mais semelhantes que sejam, basta um elemento construtivo diferente para mudar muito.
  • Os preços têm um impacto relevante, não tanto quanto as quantidades, porque são bastante repetitivos. Porém, o fluxo de orçamentos da empresa que prepara o orçamento é que determina essa facilidade ou não.

 

Quanto tempo é gasto no Orçamento de Obras?

Em média, os orçamentos são concluídos entre 20 e 60 dias. Mas não há como determinar o tempo apenas pelo tamanho da obra. Existem outros fatores para serem considerados.

Por exemplo: O orçamento de 1 pavilhão com uma área total de 900m² pode ser facilmente preparado em 20 dias, enquanto que um prédio com 6 apartamentos, com os mesmos 900m², dificilmente será preparado em 30 dias.

Então, nem todos os tempos necessários para um orçamento de obras são definidos pela área da obra e nem mesmo pelo valor total do custo da obra.

Os orçamentos de obras, são compostos de uma lista de serviços a serem executados na obra, quanto maior a lista maior o tempo consumido. Outro fator determinante é o levantamento/medição de cada um dos serviços da referida lista. No caso do exemplo acima, o pavilhão, em geral, é constituído por uma fundação; uma estrutura simples; fechamento em 4 paredes externas de tijolos, muitas vezes à vista; Um ou dois portões externos; Janelas padronizadas (uma ou duas dimensões); Cobertura comum de duas águas; Pequenos sanitários internos; 3 ou 4; revestimentos internos e Instalações Elétricas e Hidrossanitárias. Desta forma, teríamos uma Lista de Serviços de 20 ou 30 itens. Enquanto que o prédio de apartamentos mencionado acima, teria um agrupamento semelhante, porém, com uma Lista de Serviços com 200 a 300 itens.

A complexidade eleva o tempo de orçamento.

E, como conseguimos entregar orçamentos de obras de residências por um mesmo preço?

É natural que um projeto de uma residência de 1 pavimento, é diferente de outro projeto de outra residência de 1 ou 2 pavimentos. Mas com a automatização dos processos e com o número de orçamentos de obras, que podem ser feitos simultaneamente, essas diferenças deixam de ser relevantes. Enquanto que um orçamento tradicional ocupa um determinado tempo na pesquisa de preços de insumos para 1 obra, o nosso processo utiliza a mesma pesquisa de preços para 100 ou 1.000 orçamentos.

 

O poder da orçamentação de obras

O “Orçamento de Obras” é uma ferramenta poderosíssima. O foco principal da ferramenta é tentar definir o preço da obra, no entanto, a preparação do orçamento faz com que o profissional antecipe o futuro da obra para o momento presente.

Não é possível orçar uma obra sem conhecer o dia a dia, desde o primeiro dia de conclusão dos projetos até a entrega aos proprietários. Isto faz com que o profissional consiga ver na sua mente, o resultado pronto.

É muito comum que durante a preparação do projeto, muitas decisões a nível de obra sejam tomadas, mesmo antes do início dos trabalhos em canteiro de obras.

Outro atributo é a quantidade de informações fornecidas pelo orçamento, pode ser utilizada na hora de buscar financiamentos imobiliários, pode ser utilizada pelo Comprador de Materiais, pode ser vir de lastro para contratos, pode ser utilizada pelo gestor local da obra, etc.

 

Conclusão

Qualquer tipo de obra necessita de um orçamento.

Seja uma obra muito simples, de 1 muro de divisa de lote, ou um grande hospital, as duas serão executadas a partir de um processo construtivo sequencial, e as duas demandarão de projetos, serviços indiretos, materiais, equipamentos e mão de obra.

Essas demandas estão dentro de um processo de gestão que só com um orçamento em mãos é possível definir as metas.

Sabemos que os serviços técnicos tem custo e que estes custos não são materializados nas obras. Enquanto se pode ver tocar num serviço direto da obra, uma parede, um pilar, um revestimento, os serviços técnicos não são visíveis, não são palpáveis, mas fazem a diferença. E a falta de um orçamento de obras será lembrada diariamente durante todo o tempo de execução da obra.

Então, se você é uma pessoa que desconhece a importância e o papel dos orçamentos de obras converse conosco, nos fale dos seus projetos, de suas demandas de obras. Conte com a gente. Orçar é a nossa vocação. Amamos o que fazemos, e temos uma lista considerável de obras e clientes.